Se o Horário de Verão economiza energia ou não, é uma das muitas dúvidas dos brasileiros com relação a essa implementação
O Horário de Verão é conhecido em muitos estados do Brasil, porque, grande parte o adotou de forma natural.
O governo afirma que o Horário de Verão economiza energia, mas será que é realmente isso que acontece? Descubra lendo o artigo abaixo.
Horário de Verão economiza energia? Entenda mais sobre essa medida
Uma das muitas perguntas feitas pelos brasileiros é se realmente o Horário de Verão economiza energia.
De acordo com estudos do Operador Nacional do Sistema Elétrico citados pelo Poder 360, o Horário de Verão já não garante tanto essa economia no país.
Quanto o Horário de Verão foi implementado, seu principal objetivo era este.
Fazer com que os brasileiros economizassem energia, para que o consumo não pesasse tanto na hora de pagar a energia.
Mas, nos últimos anos, não é isso que vem acontecendo, houve uma drástica mudança no Horário de pico referente ao consumo de energia.
Normalmente, este horário costumava ser no fim da tarde, depois das 17:30 que era a hora que o sol estava começando a se pôr.
Agora passou a ser logo no começo da tarde, quando as pessoas fazem uso de aparelhos eletrônicos, como o ar-condicionado, por exemplo.
A dúvida de muitas pessoas era o porquê de ter que adiantar o relógio no Horário de Verão e como este ato poderia economizar energia.
A resposta é simples, ao dar meia noite da data determinada, todos os relógios são adiantados em 1 hora, pulando de meia noite para 1 da manhã.
Ao chegar no horário determinado em que muitas pessoas começaram a acender as luzes, chegar em casa e utilizar aparelhos eletrônicos, ainda pode-se aproveitar da luz do dia.
Demora-se um pouco mais para o consumo de energia nas residências, diminuindo o valor da conta de energia no final do mês.
Pelo Horário de Verão não funcionar em muitos estados do país, existem pessoas que desconhecem este horário e como ele funciona.
O Horário de Verão é uma tentativa máxima de aproveitar a luz solar.
Diferente do que muitos pensam, não é apenas o Brasil que adota esta medida, muitos países adotam o Horário de Verão com o intuito de minimizar as sobrecargas elétricas durante o dia.
O nome, Horário de Verão, foi implementado devido ao fato de que este horário é adotado no período em que o verão está iniciando.
No período em que foi implementado, o Horário de Verão começava sempre no terceiro domingo de outubro e terminava no terceiro domingo de fevereiro.
A partir do ano de 2018 passou a começar em 1 de novembro e terminaria no mesmo mês de fevereiro.
Na data de início, os relógios deveriam ser adiantados em 1 horas.
Na data de término, os relógios deveriam ser atrasados 1 hora.
Recentemente, o governo decretou em abril de 2019, a suspensão total do Horário de Verão.
As grandes metrópoles podem se beneficiar do Horário de Verão?
A resposta é sim. Quando utilizado, o Horário de Verão economiza muita energia nas grandes metrópoles.
Isso porque, são os lugares em que existe um maior consumo de energia elétrica em determinados horários do dia.
Por essa razão, existem muitos estados que não precisam ajustar seus relógios em determinadas datas do ano.
O Horário de Verão foi adotado nos principais estados do país.
Estados em que se encontra uma localização maior de grandes metrópoles e onde o valor da energia elétrica encontra-se em bandeiras vermelhas, como:
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Paraná
- Minas Gerais
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Distrito Federal
- Goiás
- Santa Catarina
- Espírito Santo.
Por possuírem uma concentração maior de população e uso de energia elétrica, o Horário de Verão economiza energia, evita o desabastecimento das casas e diminui os custos nas faturas de energia.
Continue sua leitura com os artigos do nosso blog!